Como Sanitizar Frutas e Hortaliças

higiene-vegetais

Olá saudáveis, tudo bom?

Vocês sabiam que as frutas e hortaliças, são as principais vinculadoras de micro-organismos? E que podem estar associados a várias doenças de origem alimentar ?

Existem vários fatores que contribuem para aumentar a carga microbiana desses alimentos como: técnicas de cultivo, armazenamento, transporte e distribuição para o consumo. Se houver alguma irregularidade durante esses processos, as chances do alimento estar contaminado é maior. Só para vocês terem ideia, o ultimo trabalho que desenvolvi com meu grupo da Nutrição, foi fazer uma análise microbiológica das hortaliças minimamente processadas (aquelas saladas prontas em pacotes) e encontramos SALMONELLA em metade das amostras analisadas. Para quem não sabe, Salmonella é uma bactéria encontrada em alimentos de origem animal, principalmente em ovos e carcaças de frangos mal preparados, podendo levar a morte. Agora eu pergunto? Como essa bactéria foi parar nas hortaliças? A resposta é simples, possíveis irregularidades durante os fatores citados a cima e contaminação cruzada.

Por isso, é de extrema importância fazer a higienização e sanitização correta das frutas e hortaliças, para evitar possíveis doenças.

Vamos aprender?

  • Antes de tudo, é necessário escolher bem os alimentos na hora da compra. Certifique-se que não há nenhuma folha ou casca estragada  e murcha.
  • Depois, prepare um local próprio para higienizar os alimentos.
  • Lave os vegetais folhosos em água corrente potável folha a folha e os legumes e frutas um a um, retirando as partes estragadas (se houver) e as sujidades aparentes.
  • Preparar uma solução de cloro a 200 ppm – 1 colher de sopa de hipoclorito (água sanitária), 2,5%  (10 ml) para 1 litro de água. Obs: Sempre leia as instruções de diluição do fabricante.
  • Colocar os alimentos em imersão de água clorada por 15 minutos.
  • Escorrer e enxaguar novamente em água corrente.
  • Secar e guardar em vasilhas de plástico.
  • Garante 99,9% de eliminação dos micro-organismos.

Alguns MITOS, mas que a maioria das pessoas fazem em casa

  • Lavar os alimentos com sabão, além de não tirar nada, vai deixar resíduos químicos no alimento.
  • Lavar os folhosos e frutas com bucha, pode ferir as folhas e as cascas.
  • Colocar os alimentos em imersão no vinagre, inibe o crescimento dos micro- organismos, mas não tem o potencial de  matar.

Agora que vocês viram a importância de sanitizar os alimentos e aprenderam como faz esse processo, está ta na hora de colocar em prática!

 

Fonte imagem: Google imagens

 

escrito por jessica

4386f-barrinha3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s