Cuidado com o que você bebe!

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Olá saudáveis, tudo bom ? Este post é dedicado aos amantes de refrigerantes, afinal é a grande maioria. Ninguém resiste ao delicioso sabor gaseificado bem gelado de um refrigerante não é mesmo? Bom, que faz mal todos já estão cientes, mas sabem o porquê dos seus malefícios? o que ele tem para ser considerado evitado?  então venham descobrir!

O refrigerante é uma bebida gaseificada, obtida pela dissolução em água potável, de suco ou extrato vegetal, adicionada açucares e sódio. Por apresentar muitas substâncias artificiais em sua composição como, xarope, acidulante, aromatizante adoçantes e demais compostos químicos, ele contém valor nutricional quase nulo. É considerado como uma caloria vazia, pois não acrescenta nada, além de calorias para o corpo.

As consequências do consumo de refrigerante, varia de acordo com a genética do indivíduo, a quantidade a ser ingerida e a frequência. O consumo exagerado dessas bebidas, podem levar a diminuição da massa óssea, diabetes tipo 2, doença cardiovascular, cárie dentária, excesso de peso e gastrite. Em alguns casos o seu consumo excessivo, pode também favorecer a hiperatividade, o estresse, bem como a hipertensão e o aumento dos níveis de triglicerídeos sanguíneos, do colesterol total e da fração de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) (WELSH, 2010; BROWN, 2011).

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Bebidas diet e light, apresentam características de composição de qualidade, comparáveis á bebida tradicional, exceto ao teor de açucares e aditivos adicionados.

Bebida dietética ou bebida diet: São geralmente usados em dietas de restrição (normalmente para diabéticos), devendo ter total ausência de um ingrediente como açucares, proteínas ou gorduras. Refrigerantes considerados ZERO, podem também entrar nessa categoria.

Bebida de baixa caloria ou bebida light: Aquele que tem uma redução mínima de 25% de um atributo específico, como o açúcar. Possui teor reduzido de valor energético, quando comparados a bebidas similares.

Refrigerante diet pode causar ganho de peso e envelhecimento precoce

Pesquisas relacionaram refrigerantes do tipo cola ao acúmulo de gordura na barriga, envelhecimento precoce, aumento do risco de diabetes tipo 2 e pressão alta.

Peso: A frutose, os adoçantes artificiais e o álcool de açúcar, presentes nos refrigerantes diet podem interferir na microbiota endógena do intestino, alterando o metabolismo e atrapalhando o modo de como o corpo sinaliza que está satisfeito. Como consequência, o corpo pode liberar a insulina (hormônio que controla os níveis de açúcar e armazenamento de gordura), podendo levar ao acúmulo de gordura  na região da barriga. Os açúcares falsos, são centenas de vezes mais doces que o açúcares convencionais, o que pode  “enganar” o cérebro e promover uma cascata de ativação de sinais que interfere nos níveis de fome, saciedade e glicose no sangue.

Envelhecimento: O ácido fosfórico, encontrado em refrigerantes de cola pode acelerar o processo de envelhecimento. Um estudo publicado em 2010 no FASEB Journal, constatou que os níveis excessivos de fosfato na bebida, fizeram com que os ratos de laboratório, morressem 5 semanas mais cedo, do que os que tinham níveis de fosfato regulares. Em outros estudos o ácido fosfórico tem sido associado á uma menor densidade óssea.

Dentes: Refrigerantes diet, podem ter falta de açúcar, mas a natureza ácida gaseificada com adoçantes artificiais, também atacam os esmaltes dos dentes.

Saúde:  A bebida pode aumentar os riscos de diabetes tipo 2 e pressão alta. Estudos demonstraram uma ligação entre doenças cardiovasculares em indivíduos que consomem refrigerantes diet do tipo cola, demonstrando que eram 43% mais propensos a um derrame ou ataque cardíaco.

saudaveisExemplo: água, sucos naturais, iogurtes, leite e chás, visto que parar ou pelo menos diminuir o consumo de refrigerantes, só traz benefícios a saúde.

Referências

NUNES, S. T.; GALLON, C. W. Knowledge and consumption of diet and light products and understanding of food labels for consumers in a supermarket in Caxias do Sul, Brazil. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr. = J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 38, n. 2, p. 156-171, ago. 2013.

BROWN, I. J; STAMLER, J; VAN HORN, L; ROBERTSON, C. E; CHAN, Q; DYER, A. R; HUANG, C. C; RODRIGUEZ, B. L; ZHAO, L; DAVIGLUS, M. L; et al. Sugarsweetened beverage, sugar intake of individuals, and their blood pressure: International Study of Macro/Micronutrients and Blood Pressure. Hypertension. 2011;57:695–701.

WELSH, J. A; SHARMA, A; ABRAMSON, J. L; VACCARINO, V; GILLESPIE, C; VOS, M. B. Caloric sweetener consumption and dyslipidemia among US adults. JAMA.2010;303:1490–7.

FISBERG Mauro; AMÂNÇIO, Olga Maria Silvério; LOTTENBERG, Ana Maria Pitta. O uso de refrigerantes e a saúde humanas. sd. Disponível em: <http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=1959&fase=imprime&gt; Acesso em: jul.2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO. Refrigerantes diet pode causar ganho de peso e envelhecimento precoce.Dez. 2013. Disponível em <http://www.asbran.org.br/noticias.php?dsid=1082>. Acesso em:Jul. 2015.

Imagens: Google imagens

escrito por jessica

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2 comentários sobre “Cuidado com o que você bebe!

  1. Caroline disse:

    Jéssica, amei esse Post! Já faz 2 anos que não tomo mais Coca-cola e confesso que só sinto saudade (aquela vontadezinha de se refrescar) quando estou de TPM. Mas daí, tento suprir tomando um copo de suco de abacaxi com hortelã. Acho super refrescante! 😀
    Sucesso sempre! :*

    Curtido por 1 pessoa

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